+

Sobre o Kit

Projeto Permanente de Extensão processo nº 1183/1999 - Cálculo diferencial e integral - um kit de sobrevivência.

O projeto iniciou com os esfoços do Prof. Dr. Doherty Andrade na década de 90 e contou a ajuda de vários outros professores do Departamento de Matemática da UEM.

Originalmente o Kit de sobrevivência em Cálculo era principalmente uma coleção de worksheets em Maple V organizadas para servirem de apoio ao estudante de Cálculo de várias variáveis. Estas worksheets foram desenvolvidas no Maple que é um software de computação algébrica que possibilita inúmeras facilidades matemáticas. O KIT era composto por procedimentos  e exemplos em Cálculo que iam do traçado de gráficos bidimensionais e tridimensionais, passando por máximos e mínimos, coordenadas polares, integrais duplas e triplas em várias coordenadas, integrais de linha, teorema de Green e teorema de Stokes. O uso de software já não era novidade mas, obviamente, o Kit não era pra ser encarado como solução de todos os  problemas. E muito menos, como desculpa para a falta de empenho em ultrapassar as dificuldades características do Cálculo, a disciplina que mais reprova em todo o mundo. A sugestão, sempre foi que o aluno fizesse seus exercícios da maneira tradicional, e que usasse o Maple como mais um poderoso instrumento no estudo da teoria, na compreensão e na simulação de exemplos, na visualização de gráficos ou no auxílio da solução de problemas. Mas é importante observar que: o Maple nada faz se você não souber pedir

Atualmente, entre outras atividades como oficinas e minicursos, nós compilamos, organizamos e produzimos ao menos três tipos de materiais:

1. Textos universitários e de interesse geral em matemática.

Neste itens organizamos e compilamos materiais voltado ao público geral e principalmente universitário como: Notas de Aula, Relatórios diversos, listas resolvidas, artigos interessantes, compilações, etc, com o objetivo de disponibilizar conteúdo que sirva não apenas estudo das disciplinas de cálculo, mas também de inspiração para projetos de iniciação científica trabalhos de conclusão de curso entre outras disciplinas e formas.

2. Folhas de Trabalho de Software

Como o Maple é um software pago optamos por continuar este trabalho mas usando o SageMath que é um software igualmente poderoso, mas livre e gratuito. Este material é produzido disponibilizados nas seções Mais sobre Software e Software SageMath sobre Software do Kit em forma de textos curtos separados por tema. O Sage além de ser multiplataforma (pode ser usado no smartphone, pelo navegador ou instalado) ele é poderoso o bastante para substituir de forma aceitável os trabalhos desenvolvidos em outros programas como Mathematica ou Maple. No futuro poderemos ainda expandir para outros softwares como R que é muito utilizado na estatística, por exemplo.

3. Jornal Eletrônico de Ensino e Pesquisa de Matemática - JEEPEMA

Este jornal tem o objetivo de compilar materiais voltados para o mesmo público mas que sejam autorais. É uma revista registrada e não indexada, mas para ampliar sua visualização tem seu perfil criado e atualizado no Google Scholar.

 

O KIT esta sempre aberto a receber e compartilhar materiais caso queira nos ajudar e enquanto isso aproveite e utilize o conhecimento aqui organizado da melhor forma possível.

 

Prof. Dr. Rodrigo Martins

Coordenador